top of page

Na Hora de Comprar o Café: Dicas pra Escolher um que Alegra o Coração

E aí, minha gente amiga! Prontos pra mais uma conversinha sobre café?


Falamos que o café em grão moído na hora é melhor, né? Mas na hora de ir lá na venda, no mercado, como escolher um bom café em grãos (ou mesmo um bom pó, se for o jeito)?


Uma coisa pra olhar é a data que ele foi torrado. Sabe quando a gente compra pão? A gente gosta do pão fresquinho, do dia, certo? Com o café é parecido! Quanto mais nova for a data que ele foi torrado, mais gostoso e cheiroso ele vai estar. Uma torra recente é aquela que aconteceu entre duas semanas e um mês atrás. Às vezes essa data tá meio escondida no pacote, mas vale a pena procurar. Se não achar, tente escolher uma marca que você sabe que vende bastante, que o café não fica velho na prateleira.


Você consegue saber a diferença entre esses grãos de café? O verdinho de cima é o café cru, seu estado natural.  O da direita de baixo é a torra mais escura, a que encontramos na maioria dos cafés não especiais. Vamos falar sobre isso mais pra frente, mas fica visível que quanto mais escura a torra, mais oleoso o café, né?
Você consegue saber a diferença entre esses grãos de café? O verdinho de cima é o café cru, seu estado natural. O da direita de baixo é a torra mais escura, a que encontramos na maioria dos cafés não especiais. Vamos falar sobre isso mais pra frente, mas fica visível que quanto mais escura a torra, mais oleoso o café, né?

Outra coisa é a cor da torra. Já viram que tem café mais clarinho e outros bem escurinhos, quase pretos? Isso é o ponto da torra.

  • café mais clarinho ou médio costuma ser mais suave, às vezes um tiquinho mais ácido (lembra um suco de fruta), e deixa a gente sentir mais os sabores diferentes do grão.

  • café bem escurão geralmente tem um gosto mais forte, mais amargo, que muita gente no Brasil gosta bastante. Cobre mais os outros sabores, fica aquele "gostão" de café forte. O problema da torra escura é que ela deixa o café muito oleoso, e muitas vezes é usada para deixar bem amargo, para esconder imperfeições do sabor do grão de segunda qualidade.


Não tem certo ou errado! É que nem pão na chapa, tem gente que gosta branquinho, tem gente que gosta queimadinho. O bom é experimentar pra ver qual agrada mais o seu paladar.


E se puder, procure por cafés que dizem "100% Arábica" no pacote. Esse tipo de grão costuma dar um café mais saboroso e cheiroso do que outros. Mas o mais importante é achar um café FRESCO e que você GOSTE!


Boas compras e bom café pra todos!

Comments


bottom of page