Anvisa Suspende Marcas de Café: O que isso significa pra gente?
- Maria Alice Maia
- May 8
- 3 min read
Olá, queridos amigos e amigas do nosso café!
Nossa prosa de hoje continua atenta às notícias que mexem com o nosso cafezinho de todo dia. Depois de falarmos das impurezas e do perigo do "café fake", tem mais um tipo de problema que apareceu no noticiário e que a gente precisa entender.
Desta vez, a história envolveu a Anvisa, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o órgão do governo responsável por fiscalizar a segurança dos alimentos, remédios e um monte de outras coisas que a gente consome.
Segundo notícias publicadas em jornais como a Tribuna de Minas (em 25 de abril de 2025) e o Diário do Comércio (em 03 de maio de 2025), a Anvisa determinou a suspensão da venda de oito marcas de café que eram fabricadas por uma empresa chamada Café Blends do Brasil. Esse caso aconteceu lá em dezembro de 2023, mas voltou a ser comentado mais recentemente.

Mas por que essas marcas foram suspensas? Desta vez, o problema não era exatamente casca, pau ou pedra misturada no pó, como nas outras notícias que comentamos. A Anvisa encontrou irregularidades nos ingredientes desses cafés. As investigações mostraram que havia substâncias não autorizadas ou que não constavam nos rótulos dos produtos e que não eram aprovadas para uso em alimentos. E isso, claro, poderia trazer risco para a saúde de quem consumisse.
As notícias mencionam que entre as marcas que foram interditadas na época, tinham cafés em grãos e também moídos, com uns nomes e sabores diferentes, como "Café Berry White Decaf em Grãos", "Orange California em Grãos", "Sunset Califórnia Moído", entre outros. Eram produtos que tinham uma certa popularidade e eram bem distribuídos.
É importante dizer que, segundo as reportagens, a empresa fabricante colaborou com a Anvisa, prestou esclarecimentos e recolheu os lotes que estavam com problema. Depois que as correções foram feitas, a venda pôde ser normalizada.
Mesmo que a situação tenha sido resolvida lá atrás, esse tipo de notícia serve de alerta pra gente, né? Mostra que, além da pureza física do café (não ter sujeira), a gente também precisa se preocupar se não estão colocando coisas no nosso café que não deveriam estar lá, ou que pelo menos a gente não tá sabendo.
E como é que a gente se protege disso? Mais uma vez, a nossa prosa volta pro mesmo conselho amigo, que parece repetitivo, mas é o mais certo: o café especial, comprado em grãos, continua sendo a nossa melhor escolha pela tranquilidade e pela pureza.
Pensa bem:
Menos Segredos na Composição: O café especial de verdade, de um bom produtor ou torrefador, geralmente tem um ingrediente só: café! Os grãos são selecionados pela qualidade deles mesmos, pelo sabor que eles já têm. Não precisam de "ingredientes não autorizados" ou "aditivos misteriosos" para parecerem melhores ou diferentes. A beleza dele está na simplicidade e na pureza do grão bem cuidado e bem torrado.
Transparência é a Alma do Negócio: Bons produtores de cafés especiais gostam de contar a história do seu café: de onde ele veio, como foi cultivado, que tipo de grão é. Essa transparência é o contrário de esconder ingredientes ou usar substâncias que não estão no rótulo.
Foco no Sabor Natural: A ideia do café especial é realçar os sabores naturais que o grão de café já tem – aquele toque de chocolate, de caramelo, de frutas, aquela acidez gostosa. Não faz sentido para um produtor sério de café especial querer colocar coisas estranhas que vão mascarar esses sabores delicados.
Controle na Sua Mão: Ao comprar o grão inteiro, você tem o controle do que vai pra sua xícara. Você mói, você prepara. Menos etapas entre o pé de café e a sua bebida significam menos chances de adicionarem coisas que você não quer.
É claro que a Anvisa faz um trabalho importante de fiscalização, e é bom saber que eles estão de olho. Mas nós, como consumidores, também podemos fazer a nossa parte, escolhendo com mais cuidado o que levamos pra casa. Casos como esse da Café Blends do Brasil, mesmo resolvidos, nos lembram que a atenção nunca é demais.
No nosso último post desta série, vamos amarrar todas essas ideias e reforçar como fazer escolhas mais seguras e saborosas no mundo do café.
Um abraço e fiquem atentos!
Comments